Querido Rui,
Neste meu caminho da escrita, sinto-me uma «miúda» de sorte, pelas pessoas fantásticas com quem me tenho cruzado.
Obrigada por ter entrado comigo nesta aventura! Por ter sido capaz de ler, nas entrelinhas da minha história, as mensagens – simples, valiosas – que eu quis transmitir.
Obrigada pela confiança que depositou em mim ao longo dos meses em que trabalhámos juntos, pelo entusiasmo e pelo desejo – evidente! – de dar asas à nossa liberdade criativa.
Gosto tanto das minhas meias sem par! Graças a si, ganharam vida. Eu dei-lhes nomes e um modo de ser e o Rui deu-lhes forma, cor… tornou-as reais aos olhos de todos! E, agora, elas andam por aí, de casa em casa, a divertir os miúdos… a relembrar a beleza da diferença!
Para mim, um(a) autor(a) e um(a) ilustrador(a) andam de mãos dadas na criação de um livro. Tenho aprendido imenso sobre o processo criativo de cada um. Tem sido tão enriquecedor!
Nutro um grande respeito – e uma grande admiração – pelo trabalho artístico. E… talvez por ser como sou… envolvo-me sempre de forma muito emocional com todos os meus projetos e, a pouco e pouco, passo a sentir um carinho muito especial por quem trabalha, mais de perto, comigo, tornando reais os meus livros.
Tem razão, Rui… Em nenhum momento o vi como um mero executante de uma simples «encomenda». Sempre achei que estávamos a caminhar lado a lado, numa relação de respeito mútuo, de estima mútua. E que a troca de opiniões, sugestões – e até de ansiedades! – só podia ser benéfica para ambas as partes.
Estou-lhe muito, muito grata. Ficou tão giro o nosso livro!
Um grande beijinho,
Clara
Quem é o Rui Sousa?
O Rui é natural de Valongo. Licenciou-se em Artes Plásticas / Escultura na Universidade de Belas Artes do Porto.
Trabalha, desde 2007, em diferentes vertentes da área criativa, tendo ateliers no Porto e em Valongo.
Para além do seu trabalho como artista plástico, desenvolve projetos na área da ilustração e do design. Colabora ainda com entidades como o IPO do Porto, a Ala Pediátrica do Joãozinho (Hospital de São João) e as Associações Ajudaris e Acreditar.
Conheçam o seu trabalho!