Querida Sandra,
Obrigada pelo seu testemunho, tão real, tão sentido.
As suas palavras fizeram-me voltar atrás no tempo… reviver o caminho que percorremos até ao nascimento do «Gosto de Ti porque Sim!». Tão bom!
Escolher um ilustrador ou uma ilustradora não é uma tarefa fácil. Quem é que não quer encontrar «o(a) tal»?
Hoje, não tenho dúvidas… não podia ter escolhido melhor, não só pela qualidade das ilustrações – adoro-as! –, mas também pela sua sensibilidade.
Vimo-nos apenas uma vez, de raspão. Conversámos várias vezes ao telefone. Trocámos inúmeros emails, mas, a verdade, é que a Sandra precisou apenas de um instante para perceber o quão especial era, para mim, o «Gosto de Ti porque Sim!».
Uma «declaração de amor», foi assim que o definiu no seu primeiro email. Escusado será dizer que, com estas palavras, me conquistou, de imediato, o coração!
Obrigada pelo seu entusiasmo e apoio em todas as decisões tomadas, pela sua entrega ao longo de todo o processo criativo. Obrigada por perceber – e isso é tão nítido nas suas palavras – o grau de importância e a carga emocional que um projeto como este representa para o(a) autor(a).
Foi muito interessante ouvi-la falar sobre a forma como trabalha.
Lembro-me perfeitamente da minha cara ao ver o primeiro esboço (o tal que só a Sandra percebe, pois a imagem final habita em si) e a emoção de receber a primeira ilustração… lindíssima!…
… Um Lucas – tão doce, tão feliz – a andar de baloiço. Ainda hoje é uma das minhas ilustrações preferidas, pois quando olho para ela, vejo realmente o «meu Lucas»!
Ao trabalhar consigo, cresci. Aprendi imenso. Este foi o meu primeiro livro. Estava a desbravar caminho… Tem toda a razão, estava ansiosa. Aliás… vou ser sincera! Estava envolta num emanharado de emoções fortíssimas e a ansiedade estava nos píncaros! Obrigada pela paciência.
Queria que o livro ficasse lindo… E ficou! O Lucas adora-o. E quem já o leu, também ficou rendido.
Ouvi-la foi um prazer. Obrigada pelo seu tempo. Sei que não é muito.
Fiquei cheia de saudades de trabalhar consigo! Espero que, um dia, os nossos caminhos se voltem a cruzar.
Um beijinho muito grande,
Clara
Quem é a Sandra Serra?
A Sandra é natural de Luanda (Angola). Viveu em São Paulo (Brasil) entre os 7 e os 18 anos. Concluíu o Curso de Design Gráfico na escola Ar.Co, em Lisboa, iniciando o seu percurso profissional na área da publicidade e do design gráfico.
Dedica-se exclusivamente à Ilustração Infantil desde 2004.
A maior parte do seu trabalho está publicada em Portugal, mas as suas ilustrações andam também a encantar os leitores de vários países espalhados pelo mundo: França, Espanha, Itália, Turquia, Angola, Mocambique, Brasil e EUA.
Conheçam o seu trabalho!